segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Trabalho Final


O trabalho final teve como objetivo fazer com que a população itabunense conhecesse a UFSB, logo, nós estudantes ficamos responsáveis por levar esse conhecimento para a comunidade. O professor Rafael Noronha propôs que divulgássemos em escolas, igrejas e associações de moradores, a fim de atingir o maior público possível.
A turma foi dividida em equipes e a minha ficou responsável em divulgar em escolas onde fomos em uma pública (Colégio Estadual José Brandão) e uma particular (Adventista). Fizemos folders e slides contendo todas informações a respeito da universidade, desde a forma de ingresso até modelo da universidade. Fizemos toda a divulgação e a experiência foi maravilhosa pois tiramos várias dúvidas das pessoas e mostramos uma nova oportunidade para o futuro com relação ao crescimento acadêmico.

Imagens da visita nas escolas:


fonte: Lucas Leone (Escola Pública)


fonte: Lucas Leone (Escola Pública)


fonte: Lucas Leone (Escola Privada)


fonte: Lucas Leone  (Escola Privada)

domingo, 12 de agosto de 2018

Universidade e Sociedade (Aula 7)


Na aula do dia 06/08/2018 houve a apresentação ultimo conteúdo das aulas ministradas pelo professor Rafael Noronha, onde foi discutido a teoria da aflição estudantil escrita pelo francês Alain Coulon e da cibercultura e inteligência coletiva escrita pelo francês Pierre Levy.

 Com sua teoria Alain Coulon relata sobre a necessidade da permanência dos aluno no campo universitário. Além disso ele observa a entrada dos estudantes no ensino superior, onde conclui que existe três tipos de comportamento da parte do aluno, que são,  período do encantamento, onde para o estudante é tudo novo o que o deixa empenhado e disposto, logo em seguida vem o período do estranhamento onde o estudante começa  a``cair na real`` e perceber que nem tudo são ``mar de rosas``, o que acaba gerando uma certa recusa da parte do discente. E por fim ele percebe que existe o período da aflição, onde o aluno  percebe que tem uma grande responsabilidade pela frente e tem que se acostumar no meio que foi inserido.


Pierre Levy analisa  o papel da tecnologia na comunicação e no progresso dos estudantes, ele defende a cibercultura como um meio de interação do individuo com a sociedade e que não deve haver uma restrição apenas ao livro didático. A UFSB adotou esse método a fim de fazer com que os discentes pudessem se desenvolver virtualmente.



Universidade e Sociedade (Aula 6)


Na aula do dia 30/07/2018 houve no primeiro momento um debate a respeito do documentário ``Educadores Brasileiros`` e do livro ``Uma perspectiva da educação superior no Brasil``, do educador  Anísio Teixeira, onde é relatado  a biografia do escritor, Nascido em Caetité ele desde jovem foi considerado um rapaz inteligente e criativo, Anísio  sempre foi revolucionário e acreditava na democracia para que houvesse uma ordem social, ele também colocava em questão a necessidade do cidadão conhecer seus direitos e deves perante a sociedade e que todos tinham que ter direito a uma educação pública de qualidade





No segundo momento debatemos sobre  Boaventura de Sousa Santos, um professor catedrático que propôs um novo modelo de Universidade a fim de fazer com que deixássemos de seguir um modelo padrão que foi imposto no inicio da criação das universidades, o tradicional modelo Europeu, chamado ``conhecimento Universitário``. Boaventura destaca também a diferença da faculdade para Universidade, onde  a faculdade tende gerar um sistema rentável, Neoliberalizado. E a universidade tende a gerar conhecimento a fim de transformar o ser Humano, mudar para melhor. Boaventura escreveu uma frase que diz o seguinte: ``O conhecimento não pode ser transformado em valor de mercado``, na frase ele quer dizer que o principal papel do centro de ensino tem que ser educar, e não capitalizar.
                                                                                                                                                                                                             
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               

Universidade e Sociedade (Aula 5)


Na aula do dia 23/07/2018  foi apresentado pelo professor Rafael Noronha um documentário relatando sobre  biografia  do Educador Paulo freire, um dos principais influenciadores do modelo da Educação Brasileira, o documentário falou também a respeito do plano de alfabetização de adultos (modelo implantado por Paulo freire), onde foi possível levar conhecimento a muitas pessoas de uma superior faixa etária.
 Além disso foi relatado o processo de luta do educador para implantar um modelo de educação mais justo para a sociedade menos favorecida economicamente, ele foi exilado do chile quando tentou implantar essa ideia, isso pelo fato de estar vivendo em uma ditadura militar e querer que as pessoas tivessem basicamente direitos iguais de ensino. 
O documentário falou também sobre a metodologia freiriana, que é uma metodologia mais humanizada que inspirou no modelo de ensino da UFSB, a fim de fazer com que os alunos sejam mais solidários e destacar que o aluno não é submisso ao professor e que tanto um quanto o outro são fontes de conhecimento.     

                                                           

Universidade e Sociedade (Aula 4)


Na aula do dia 16/07/2018 ocorreu um juri simulado com o tema: ``what´s up`? onde a turma foi dividida em grupos para que pudesse ser explicado os modelos de universidade, precursores, escolástica, clássicas, vocacional, pesquisa e social. cada grupo relatou os pontos positivos e os pontos negativos de cada modelo. houve também um grupo que ficou como imprensa, servindo para registrar as apresentações e criar um Blog para resumir o que foi dito em cada trabalho (https://universidadesociedadufsb.blogspot.com/ ).

Além da imprensa houve o grupo do juri, onde ficaram responsáveis em analisar o que foi dito em cada apresentação a fim de contribuir para o progresso do trabalho.  Após as apresentações o professor Rafael Noronha deu seguimento a aula relatando alguns aspectos históricos das universidades. e por fim  apontou os problemas relacionados a dificuldade de expansão das universidades no interior do Brasil e da dificuldade de algumas pessoas  com baixa renda de ingressar no ensino superior, e que a UFSB, inspirando-se no modelo anísiano está tentando mudar essa realidade no país.


sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Universidade e sociedade (Aula 3)


 Na aula do dia 09/07/2018 foi apresentado pelo docente Rafael Noronha o livro, ``A quarta missão da universidade``, que foi escrito pelo ex reitor da UFSB, Naomar de almeida onde ele relata de forma clara todo processo de evolução das universidades.

Além disso foi discutido a respeito da aula da semana seguinte (Em formato de um tribunal), e a respeito da mudança da universidade para outro local, principalmente por causa das dificuldades de acesso ao novo polo pelo por causa da distância. Outro ponto abordado foi sobre o simbolo que representa a universidade, que é uma flor do cacau (pelo fato da região ser uma grande produtora do fruto), e a flor do ``Pau brasil`` (Árvore muito importante no país).



Universidade e Sociedade (Aula 2)


Na aula do dia 25/06/2018 foi apresentado um vídeo do Naomar de almeida, Ex reitor da UFSB, a respeito dos modelos das universidades.
Foi apresentado um mapa do tempo sobre a história da universidade desde o primórdio até a atualidade, o vídeo relatou sobre os modelos precursores, escolástica, clássicas, vocacional, pesquisa e social. falou também sobre o modelo interdisciplinar adotado pela UFSB, que tem como intuito diversificar o aprendizado do estudante e fazer com que se desfaça a forma monótona de aprender e ensinar inspirada nas universidades americanas.




Considerações finais sobre o CC: RELAÇÕES SOCIAIS E POLÍTICAS NA CONTEMPORANEIDADE

  A experiência de cursar um componente curricular que me permitiu circular por diversas áreas do conhecimento, desde histórias do século pa...