Na aula do dia 06/08/2018 houve a apresentação ultimo conteúdo das aulas ministradas pelo professor Rafael Noronha, onde foi discutido a teoria da aflição estudantil escrita pelo francês Alain Coulon e da cibercultura e inteligência coletiva escrita pelo francês Pierre Levy.
Com sua teoria Alain Coulon relata sobre a necessidade da permanência dos aluno no campo universitário. Além disso ele observa a entrada dos estudantes no ensino superior, onde conclui que existe três tipos de comportamento da parte do aluno, que são, período do encantamento, onde para o estudante é tudo novo o que o deixa empenhado e disposto, logo em seguida vem o período do estranhamento onde o estudante começa a``cair na real`` e perceber que nem tudo são ``mar de rosas``, o que acaba gerando uma certa recusa da parte do discente. E por fim ele percebe que existe o período da aflição, onde o aluno percebe que tem uma grande responsabilidade pela frente e tem que se acostumar no meio que foi inserido.
Pierre Levy analisa o papel da tecnologia na comunicação e no progresso dos estudantes, ele defende a cibercultura como um meio de interação do individuo com a sociedade e que não deve haver uma restrição apenas ao livro didático. A UFSB adotou esse método a fim de fazer com que os discentes pudessem se desenvolver virtualmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário