A frase "Sociedade do Espetáculo", nos remete o pensamento imediato a Sociedade em que estamos vivendo, onde tudo está ligado a tecnologia e o "Espetáculo" está vindo principalmente das redes sociais, onde os indivíduos buscam likes e mais likes para o reconhecimento dos seus "shows".
No livro "A Sociedade do Espetáculo" do autor Guy Debord, contém a seguinte frase: "No mundo realmente invertido, o verdadeiro é um momento falso", com isso o autor quer dizer que o espetáculo da vida social contemporânea é uma imagem invertida da sociedade desejável, que o capitalismo e o consumismo estão tomando conta da população.
Em uma Sociedade onde os algoritmos sabem exatamente onde nos estamos em qualquer horário , além de "ouvir" basicamente tudo que falamos, acabamos perdendo aos poucos a privacidade e a liberdade de escolha. No filme " O show de Truman" é representado como essa realidade é vivida em alguns casos, onde somos o tempo todo monitorados, além da questão de estar virando até moda algumas pessoas se candidatarem para passar por este tipo de situação, como é o exemplo do Reality show, Big Brother Brasil em que os participantes são confinados em uma casa e passam 24 horas do dia sendo visto por todos telespectadores do país e do mundo.
Uma outra discussão relevante é com relação a um dos episódios da série Black Mirror, onde representa a Sociedade do futuro em que tudo é substituído por popularidade, como por exemplo, dinheiro, bens materiais, emprego, etc, quanto mais popular a pessoa for, mais realizações ela consegue em sua vida, essa sociedade do "Futuro", já pode ser vista nos dias atuais, onde quanto mais relevância e likes as pessoas tem nas redes sociais, mais destaque elas conseguem na vida social e pessoal, em muitos casos essa situação acaba determinado até o próprio futuro do individuo.
"O espetáculo não é um conjunto de imagens, mas uma relação social entre pessoas, mediatizadas por imagens" - Guy Debord
Nenhum comentário:
Postar um comentário