quarta-feira, 30 de junho de 2021

Reflexão acerca da Sociedade x Indivíduo - A Sociedade dos Indivíduos

A leitura proposta pelo professor Joel acerca da definição de sociedade x indivíduou de acordo com o livro "Sociedade dos indivíduos" do autor, Norbert Elias, me fez ter uma concepção mais ampla quando ouvir falar em sociedade. Antigamente quando ouvia falar neste conceito eu pensava em um grupo como um todo, sem distinções e sem levar em consideração a importância de cada individuo para composição de uma sociedade. Com a leitura inicial do texto ficou claro para mim que a sociedade é criada por cada membro que é considerado um indivíduo, o que é obvio, mas que eu nunca tinha parado para pensar antes. 

No inicio do texto o autor expõe uma teoria de que a sociedade era vista como a sequência criada por outros indivíduos, ou seja, os seres humanos atuais estão reproduzindo o comportamento de seres humanos do passado, onde as ideias podem ter sido distorcidas mas dão continuidade da maneira mais racional possível. Além desta visão tinha um campo oposto que desprezava essa maneira abordada com relação as formações históricas sociais, e acreditavam que os indivíduos não desempenham papel algum e que seus modelos conceituais são extraídos das ciências naturais, em particular da biologia.

Resumidamente, o autor me fez perceber que não há distinção entre indivíduo e sociedade, um complementa o outro, existe uma interdependência, onde as profissões, as posições sociais, as posições políticas entre outras questões dependem um dos outros para existirem. E além de tudo, existem várias sociedades, com vários indivíduos, onde um leva o outro, não necessariamente em harmonia, mas em sociedade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Considerações finais sobre o CC: RELAÇÕES SOCIAIS E POLÍTICAS NA CONTEMPORANEIDADE

  A experiência de cursar um componente curricular que me permitiu circular por diversas áreas do conhecimento, desde histórias do século pa...