sexta-feira, 7 de setembro de 2018
Considerações Finais - Experiência do Sensível
A pergunta mais questionadora do quadrimestre com o cc. Experiência do Sensível foi, "o que é conhecimento?", bem, eu aprendi com as práticas que não existe definição para o conhecimento, que nenhum ser humano sabe o real significado desse conceito, e que todos nós temos que estar aptos a conhecer o novo, independente da classe social, da posição acadêmica, da situação econômica, ninguém sabe mais do que ninguém. Para mim o intuito do componente era fazer com que as pessoas se tornassem mais humanizadas e simples e o discente Daniel puig conseguiu muito bem cumprir esse objetivo, pois nenhuma pessoa que foi aluno dele consegue mais ver o mundo da mesma forma, cada um se permite enxergar de uma forma mais ampla e saber reconhecer que todos nos temos conhecimento de algo mesmo não sabendo o que é conhecimento! Nesse percurso eu cresci bastante, tive experiências nunca vividas antes, além de me aproximar mais dos meus colegas, o professor nos permitiu sentir isso, e hoje eu sou grata pelo alto grau de crescimento que ele me fez adquirir, foi show!
Trabalho final - Experiência do Sensível
No dia 30/09/2018 houve a última aula do cc. Onde os alunos fizeram a exposição dos dispositivos na Reitoria da Universidade, envolvendo discentes e docentes em uma aula de imaginação com muito conhecimento.
Confecção dos dispositivos - Experiência do Sensível
Nesta aula o professor pediu para que confeccionamos dispositivos que permitisse envolver a interdisciplinaridade. Um grupo escolheu falar sobre comida, outro sobre os sons que o corpo é capaz de produzir, outro sobre as as cores, outro sobre os desenhos e outro sobre as memórias através da fotografia. Grupos estes que se reuniram e na aula seguinte apresentar os dispositivos e fazer com que a imaginação tomasse conta através da interdisciplinaridade.
Aula sobre sombra - Experiência do Sensível
Nesta aula nós trabalhamos com "sombra", o professor pediu para que durante um dia em espaço de horas marcassemos a sombra de um objeto que fosse importante para nós, o objeto escolhido por mim foi um copo de vidro com o formato cilíndrico, ao decorrer da atividade eu percebi os diferentes formatos que a sombra do objeto pôde formar e fiquei impressionada pelo fato de nunca ter prestado atenção em um fato tão simples e encantador. A atividade serviu para compreendermos o movimento de rotação da terra e um dos papeis da luz em contato com qualquer corpo. Na aula também houve uma exposição com diferentes formatos que a sombra pode formar a depender do corpo com a penetração da luz. A aula serviu para que pudeseemos perceber o simples e aprender com coisas que não levamos muito em consideração no nosso dia a dia.
Aula sobre Som - Experiência do Sensível
Nesta aula o professor trabalhou com o dispositivo "Som", ele pediu para que nós levassemos em consideração todos os sons ouvidos rotineiramente, com essa experiência eu pude perceber que muitas vezes não percebemos coisas explícitas só por falta de atenção e que nosso cérebro automaticamente muitas vezes ignora isso. Consegui perceber a diferença entre Ruido, barulho, zuada, entre outras denominações que o SOM pode ter. Além de descobrir que a nossa audição é um dos sentidos mais sensíveis do nosso corpo.
Aula sobre folhas - Experiência do Sensível
Nesta aula o professor nos fez refletir a respeito das folhas. Formato, coloração, adaptação, copa de árvores, etc. Com essa observação fomos além da imaginação e passamos a olhar as folhas de outra forma e analisar cada detalhe, levando em consideração que as plantas também são seres vivos. Ele nos levou para fora da sala e nos fez sentir cada expressão que a natureza com seus mistérios pôde nos passar, ao fim da aula ele pediu para que nós, como seres humanos mostrassemos o que absorvemos dessa maravilhosa experiência de sentir o sensível.
Continuação da aula sobre água - Experiência do Sensível
Na aula seguinte os grupos que foram separados apresentaram aspectos quimicos e históricos com relação a água, como sempre, envolvemos a interdisciplinaridade e nos envolvemos nas histórias que cada um teve para contar, principalmente a do rio cachoeira que foi tema de aulas posteriores, onde nós discutimos aspectos culturais e sociais. Relacionamos o passado e o futuro, analisamos as consequências que os seres humanos trouxeram para o rio cachoeira, refletimos e chegamos a conclusão que juntos poderiamos fazer o rio resplandecer novamente, tendo vida e trazendo vidas.
quarta-feira, 5 de setembro de 2018
Aula sobre água - Experiência do sensível
Experiência do sensível
Na segunda aula do CC. tivemos outra experiência maravilhosa! O professor pediu para que levássemos um pouco de água de um local que fosse importante para nós, o local escolhido por mim foi a água do mar da praia do guaibim, eu escolhi de lá porque foi lá que eu vi o mar pela primeira vez, onde me apaixonei pelo ambiente e comecei a sentir a natureza de uma forma mais profunda, as discussões com relação a água foram as mesmas que tivemos quando discutimos sobre o solo, a experiencia foi fantástica ao poder trocar vivencias com os colegas, o que acabou aproximando mais a turma. além de contarmos as nossas experiencias, discutimos também com relação as questões sociais envolvendo a água, sobre a composição, entre outros... Também desenvolvemos a interdisciplinariedade e abrimos o campo do conhecimento.
Ao fim da aula dividimos a sala em grupos para que pudéssemos levar na aula seguinte alguns aspectos importantes a respeito desse fluído
Aula sobre Terra - Experiência do sensível
Experiência do sensível
A minha primeira experiência do sensível foi na aula do dia 14/06/2018, o professor tinha pedido para que levássemos um pouco de solo de um local que fosse importante para nós. No primeiro momento eu não tive noção do que poderia ser feito com um ``punhado de terra``, mas levei, o local que eu escolhi retirar o solo tem uma grande representatividade para mim (Praça ao lado da minha casa), foi nesse lugar que eu pude viver momentos de alegria e aprendizados em minha infância, e o mais legal foi que nessa aula eu pude recordar esses momentos, foi na praça que eu aprendi a andar de bicicleta, foi lá que eu conheci amigos que caminham comigo até a atualidade, foi la que passei a maior parte de um momento muito importante da minha vida.
No decorrer da aula todos os alunos puderam trocar experiencias e conhecer um pouco da historia do outro, a aula foi muito emocionante e reflexiva, onde o professor fez com que viajássemos no mundo da imaginação e da recordação, muitas pessoas choraram, outras sorriram, mas pude perceber que todos aproveitaram a aula e usufruíram ao máximo, além de nos fazer perceber que o solo não é apenas uma textura sólida, mas sim um material que tem muito conteúdo para ser explorado e problematizado. Na primeira aula eu pude perceber a intenção do CC, que é tornar pessoas humanizadas e questionadoras, capazes de pensar muito além, do que é oferecido.
Assinar:
Postagens (Atom)
Considerações finais sobre o CC: RELAÇÕES SOCIAIS E POLÍTICAS NA CONTEMPORANEIDADE
A experiência de cursar um componente curricular que me permitiu circular por diversas áreas do conhecimento, desde histórias do século pa...
-
Ao fazer leitura da parte 19 do livro "Era dos extremos", do autor Eric Hobsbawm, eu pude ter a dimensão do quão importante foi...
-
Na aula do dia 30/07/2018 houve no primeiro momento um debate a respeito do documentário ``Educadores Brasileiros`` e do livro ``Uma perspe...
-
No dia 30/09/2018 houve a última aula do cc. Onde os alunos fizeram a exposição dos dispositivos na Reitoria da Universidade, envolvendo dis...